GARANTIAS LOCATÍCIAS

Fiador

É quando uma ou mais pessoas se obrigam, em nome de outra, a satisfazer as obrigações, caso o devedor não as cumpra. O fiador deve possuir no mínimo dois imóveis, ou dois fiadores, cada um com um imóvel. Os imóveis devem estar quitados, livres de qualquer ônus, registrado em nome do pretendente a fiador, não podendo haver usufruto. Imóveis rurais, boxes e terrenos não são aceitos.

Título de capitalização

É a compra de um título de capitalização equivalente a 12 vezes o valor do aluguel mais as taxas do imóvel a ser locado. O valor é pago à vista, no início da locação. O título será resgatado pelo locatário ao final da locação, devidamente corrigido, após a entrega das chaves do imóvel e quando não houver débitos. O locatário concorre mensalmente pela loteria federal ao valor pago pelo título.

Seguro fiança locatícia

É a garantia feita através de companhia de seguros, onde o locatário (inquilino) contrata um seguro mediante o pagamento do prêmio do Seguro Fiança, e o beneficiário desse seguro é o locador (proprietário).

Caução de bem imóvel

É a garantia que cauciona o bem imóvel. A caução em bens imóveis deverá ser averbada à margem da respectiva matrícula de imóvel quitado e os custos da averbação, serão de total responsabilidade do locatário. A averbação ficará registrada, até a devolução das chaves do imóvel e a quitação de todos os débitos.